Número de visitantes

segunda-feira, 19 de março de 2012

Dia Mundial da Água vai ser comemorado com Seminário em Conceição do Mato Dentro

Participe! Faça já a sua inscrição!


Imagem inline 2


A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Conceição de Mato Dentro, convida toda a população para participar do ‘‘1º Seminário das Àguas’’.
Vagas Limitadas. Inscrições até dia 21 de Março de 2012, na Secretaria de Meio Ambiente, Rua Raul Soares, 209, Centro, ou pelo telefone:            (31) 3868-2431      .

PROGRAMAÇÃO:

Dia 21/03 - Quarta-feira
8h às 17h30 Credenciamento e Entrega de Materiais na Secretaria de Meio Ambiente
18h Palestra "Gestão dos Recursos Hídricos em Minas Gerais." Antonio de Souza/IGAM
19h Lançamento Livro “Preservação das Nascentes: O pagamento por serviços ambientais ao pequeno ruralista provedor”.
19h20min Palestra “Preservação das Nascentes”
20h Coffee Break
20h30min Palestra " Importância da cobertura florestal na preservação das Nascentes"
Marco Aurélio/Engenheiro Florestal

Dia 22/03 - Quinta-feira
18h Palestra "Alternativas para o Tratamento do Esgoto Doméstico”. Vinícius Parreira/Geógrafo
19h Palestra "Biomonitoramento Participativo com Comunidades Ribeirinhas em Zonas Rurais de Conceição do Mato Dentro, utilizando insetos aquáticos como Bioindicadores da qualidade da água." Luiza Hoehne/Bióloga
20h Coffee Break
20h30 Palestra "Saneamento Ambiental e Conservação de Recursos Hídricos" Leonardo Mitre/Engenheiro Civil


Dia 23/03 - Sexta-feira
18h Palestra "Os Caminhos das Águas de Conceição do Mato Dentro" Sandro Lage/ Secretário de Meio Ambiente
19h10 Coffee Break
19h30min TEATRO "Soltando os Bichos" Vinicius Produções
20h30 Encerramento
20h50min Entrega de Certificados

Um exemplo a ser seguido


Como a Costa Rica se tornou o país mais verde e feliz do mundo

Posted: 12 Mar 2012 03:57 AM PDT

Você sabia que a Costa Rica, país que já foi eleito o mais verde e feliz do mundo, devastava 50 mil hectares de florestas por ano em 1983? E como será que o país conseguiu reverter esta taxa pouco mais de uma década depois, chegando ao desmatamento zero em 1998? Esta e outras questões sobre a trajetória da Costa Rica foram abordadas em um artigo publicado no site Our World.

O país possuía, na década de 1940, mais de 75% da superfície coberta por mata nativa, principalmente tropical. Devido à derrubada ilegal, este número caiu para 26% em 1983 (ano em que a taxa de desmatamento chegou a 50 mil hectares anuais). Em 1998, contudo, a taxa de desmatamento chegou a zero e, dez anos mais tarde, a cobertura florestal passou a ocupar 52% do território – número que deve chegar a 70% em 2021, de acordo com as autoridades locais.

Metade do PIB da Costa vem do turismo ecológico e de aventura

Para gerar esta mudança, um dos pontos principais foi o desmantelamento do exército, em 1948, que permitiu redirecionar recursos destinados à defesa para programas sociais e ambientais. Outra iniciativa costarriquenha foi a implementação de um programa de remuneração por serviços ambientais, que estimulou proprietários de terras e comunidades rurais a conservar as matas em troca de benefícios financeiros.
Além disso, desde 1996 o país possui um Fundo Florestal Nacional, que aprofundou ainda mais o programa de pagamento de subsídios para a conservação. Já foram destinados mais de 230 milhões de dólares para pagamentos ambientais e foram criados 18 mil postos de trabalho, o que contribuiu indiretamente para manter outros 30 mil.
Atualmente, 50% do Produto Interno Bruto (PIB) do país vem do turismo ecológico e de aventura, índice que a transformou em uma das experiências mais bem-sucedidas em turismo sustentável do mundo.
Outra lição do país na questão ambiental é energético: 99,2% da energia vem de fontes renováveis. Em suma, a Costa Rica representa um exemplo do que a fórmula “menos forças armadas, mais conservação e desenvolvimento social” pode gerar.